Pesquisar

Carregando...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trabalhando o Metro - Professora Elenir - 3º Ano


Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima
Professora: Elenir Santos Lírio
3° Ano
União da Vitória – PR
Pró-Letramento de Matemática

Roteiro de atividades individuais -  Fascículo 5

TI 1 – Atividade 2 : Quanto eu meço?

Objetivos
-Introduzir o conceito de medir.
-Efetuar a medição de cumprimento usando unidades de medidas não convencionais.
-Definir o metro como unidade de medida padrão.
.Explorar a pluralidade cultural e o cuidado com a saúde.

Material
.Régua, fita métrica, barbante, papel sul fite.

Descrição da Atividade
               A princípio dividi a turma em duplas e pedi para cada um medir a altura do parceiro utilizando régua (30 cm) e pedaços de barbante de 20 cm e 10 cm.


               Conforme as crianças foram realizando as medições fui registrando em um cartaz no quadro.
               Feito isso, analisamos os resultados da tabela questionando os seguintes aspectos:
               Se o barbante grande mede 20 cm e a maioria mediu 6 barbantes, qual é a medida que deu?
               Fazendo a conta da 1,20m. Se aproximou da medida real  e depois foi feita analise com o barbante pequeno e com a régua
               Logo em seguida fiz algumas perguntas para as crianças:
1-    Das crianças medidas, qual delas é a mais alta? R- É a selem 1,55m
2-    E qual é a mais baixa? R- É o Adauto 1,20m
3-    O que terá mais precisão: comparar pelo número de vezes que o barbante foi utilizado ou pela régua? Por quê? R- Pela régua porque ela já vem numerada com 30cm.
4-    Somos todos iguais? R- Não
5-    O que influência o fato de umas pessoas serem mais altas e outras mais baixas?R- As crianças responderam que algumas puxaram o pai a mãe, algumas comem mais e outras menos.
                Após a discussão sobre os resultados obtidos na medição dos alunos e a importância  .
               Da medida padrão apresentei o metro. Um metro  equivale a 100 cm.
   
               As crianças construíram uma fita métrica.
               Utilizando a fita métrica realizamos a medição da altura das crianças. 

               Registrei na tabela feita anteriormente para novamente analisarmos os dados.

               Depois pedi para as crianças medirem a carteira, o caderno, o quadro a sala de aula, o armário, o lápis e a mesa da professora.

               Em casa as crianças mediram vários objetos como: sua cama, geladeira, fogão, porta, Sofá, TV, etc.
               Depois foi trabalhado sobre alimentação saudável que é um fator importante para o crescimento.
               Mostrei que os fatores hereditários também influenciam nas características físicas como altura.
               Também conversamos que as pessoas se diferenciam fisicamente, mas isso não impede a sua formação plena, pois alguns se destacam mais nas artes, outros na policia, esporte, ciências, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário