Histórico

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Identificação da Escola

          A Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima Educação Infantil e Ensino Fundamental situa-se à Rua Carlota Pioli nº 308, no Bairro Rio D’Areia, município de União da Vitória – Paraná; telefone (42) 35220957; tendo como mantenedora a Prefeitura de União da Vitória.
          Nossa escola foi municipalizada em 16 de setembro de 1991, resolução 3076/91, através de iniciativa do Governo do estado do Paraná, de municipalização do ensino Pré-escolar e 1ª a 4ª séries, desde então dividimos o espaço físico com o Colégio Estadual Bernardina Schleder.
          Tem como patronesse a professora Judith Goss de Lima, que desempenhou um trabalho profissional durante muitos anos neste estabelecimento de ensino, até então Colégio Estadual Bernardina Schleder.
          Atualmente a Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima atende 268 alunos.
         A Escola atende os bairros: Rio D’Areia, Vice King, Monte Castelo, Limeira, São Pedro, São Francisco, Rocio, São Gabriel.       
       
        De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, Art. 24, a carga horária é de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
         Nossa escola tem seu funcionamento nos períodos matutino, das 7:45 às 11:45h e vespertino das 13:10 às 17:10 trabalhando com ensino fundamental: ciclo de alfabetização (1º , 2º e 3º ano do ensino fundamental de 09 anos), 3º e 4º anos do ensino fundamental de 9 anos e uma Sala Multifuncional, atendendo a comunidade escolar da seguinte forma:
        Período matutino:
- Contra turno de duas horas de terça à sexta-feira – oferecido aos alunos de 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização e Contra turno nas 2ª feiras para as turmas dos 4º anos da tarde; onde é oportunizado aos educandos com dificuldade de aprendizagem, um momento a mais de trabalho individualizado e especializado que vem muito contribuir com o êxito do processo ensino aprendizagem. Devido ao número de alunos em cada fase, temos dificuldades em poder atender a todos que precisam e nos deparamos com alguns pais que demonstram resistência a frequência do seu filho.
- 1º ano A (do fundamental de 09 anos);
- 4º ano A (do fundamental de 09 anos);
- 5º ano A (do fundamental de 09 anos);
- Sala Multifuncional.

Período Vespertino:
- Ciclo de alfabetização 1º ano- 1 turma
                                       2º ano- 2 turmas
                                       3º ano – 2 turmas
- 4 º ano do ensino fundamental de nove anos – 2 turmas
- 5º ano B do ensino fundamental de nove anos
        O ensino fundamental será organizado em ciclo básico de alfabetização com três anos de duração (1º, 2º e 3º anos), e seriado: 4ª e 5ª ano.
       Temos um corpo discente de 268 alunos, distribuídos no período:
Matutino e vespertino, com no máximo 25 alunos no ciclo de alfabetização, nos 4º e 5º anos: 30 alunos.
       A escola oferece atualmente aos alunos regularmente matriculados, gratuitamente aos sábados em parceria com a UNIGUAÇU, (Unidade do Vale do Iguaçu), o Projeto de Informática, nos laboratórios de informática da Uniguaçu.
 Xadrez
Basquete
      Os alunos com deficiência auditiva são atendidos em horário contrario no CAEDA (Centro de atendimento Deficiente Auditivo) ou na APADAF (Associação dos pais e amigos de deficientes da fala) e os alunos portadores de deficiência visual no CAEDV (Centro de Deficientes Visuais). O CAEDA e CAEDV funcionam na escola municipal Vitória Fernandes no nosso município e a APADAF localiza-se no município vizinho, em Porto União.
     
Atendimento a Sala Multifuncional
As diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001, em seu artigo 2º orientam que: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.” O Plano Nacional de Educação, 2001, destaca, no capítulo da Educação Especial, que “o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garantisse o atendimento à diversidade humana”. O Projeto do MEC de implantação de salas de Recursos Multifuncionais nas escolas municipais e estaduais tem como propósito apoiar os sistemas de ensino na oferta do atendimento educacional especializado de forma complementar ou suplementar ao processo de escolarização, conforme previsto no inciso V do artigo 8° da resolução CNE/CEB n°. 2/2001.
Atendendo a determinação do MEC, a Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima abriu uma turma de Sala Multifuncional no período matutino no ano de 2012, os alunos são divididos em pequenos grupos, havendo casos em que o atendimento é individual, duas vezes por semana, duas horas diária.
    

2 comentários: